segunda-feira, 5 de julho de 2010

A magia das imagens...

Desde que me lembro que acompanho os campeonatos do mundo de futebol. O primeiro de que me recordo foi o Itália 90, e lembro-me bem de muitos jogos, em especial da final Argentina-Alemanha (RFA na altura). Gosto de futebol desde miúdo, e uma das coisas de que gosto dos mundiais é precisamente a emoção que só se atinge nestes grandes momentos. Não há competição como esta, e desde que acompanho os mundiais há imagens que ficam eternamente na nossa memória. E são essas imagens que assumem muita da responsabilidade pelo facto de seguir com atenção este evento único.

Este mundial da África do Sul não está a ser o mais espectacular em termos futebolísticos, os tempos mudaram e os jogos ganham-se na táctica e não tanto através da virtuosidade de certos jogadores. É pena mas assim é. A eficácia em detrimento do espectáculo.

Mas se há uma coisa em que este mundial bate aos pontos todos os outros é nas transmissões televisivas e nas imagens que nos chegam. É um verdadeiro espectáculo à parte e que deve ser realçado. Só os super slow motions são assim qualquer coisa de sublime. Depois há todo um infindável número de câmaras a captar todos os pormenores, seja do jogo, seja das bancadas e adeptos. E ainda há aquela grua móvel que percorre todo o campo mesmo por cima dos jogadores. Já para não falar da qualidade das imagens, onde o HD faz toda a diferença. Se dúvidas restassem, este mundial ficará indelevelmente marcado pela qualidade das imagens.

Só para dar um exemplo, deixo este vídeo da BBC:

Sem comentários: