sábado, 11 de setembro de 2010

E o mundo mudou!


Recordo-me perfeitamente de chegar a casa, por volta das 13H, almoçar e sentar-me a ver o telejornal da RTP. Pouco depois acontecia o "11 de Setembro". Verdade ou conspiração, o certo é que o mundo mudou mesmo a partir deste dia. Se estamos mais seguros não sei, mas que estamos mais alerta e mais desconfiados, isso é certo.


Nesse dia já não mais descolei da tv e da net, e fiquei até às duas da manhã a ver os diversos canais, cada qual com os seus comentadores e actualizando as informações à medida que iam chegando novos dados. Por volta das duas da manhã, terminavam os especiais de informação na tv, e eis que começa um filme que me despertou a atenção e fiquei a ver. Rambo III é o filme.
A certa altura, quando John Rambo chega ao Afeganistão é conduzido por um afegão pelas montanhas até a um campo de guerrilheiros Mujahedin que lutam contra os russos. Campo esse que fica próximo da base russa onde está o Coronel Trautman que Rambo pretende resgatar. Pelo caminho nas montanhas, a dada altura param os dois a contemplar a imensidão da paisagem e dá-se este diálogo:

Mousa: This is Afghanistan... Alexander the Great try to conquer this country... then Genghis Khan, then the British. Now Russia. But Afghan people fight hard, they never be defeated. Ancient enemy make prayer about these people... you wish to hear?
Rambo: Um-hum.
Mousa: Very good. It says, 'May God deliver us from the venom of the Cobra, teeth of the tiger, and the vengeance of the Afghan.' Understand what this means?
Rambo: That you guys don't take any shit?
Mousa: Yes... something like this. 



Ao minuto 6.32 podem ver esta cena
http://www.youtube.com/watch?v=PFl2LT2aHho&feature=related


Ironia ou não, passado um mês os EUA atacavam o Afeganistão e ainda por lá permanecem.


Mas o mundo, esse, nunca mais seria o mesmo!




PS: o post é colocado precisamente à mesma hora do embate do 1º avião!

Sem comentários: